" Simbiose inter-relação mútua entre duas espécies onde ambas se beneficiam "

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dores nas costas

Quem nunca teve dores nas costas ? É esse problema está atingindo a  todos, não importa se é novo ou velho. O hábito de ficar muito tempo sentado em posição inadequada, o aumento da obesidade, o estresse e a depressão, tem feito com que as pessoas venham a ter dores nas costas cada vez mais cedo.
As costas é formada pela coluna vertebral, que é o eixo do corpo humano capaz de  sustentar, amortecer e transmitir o peso corporal.
Muitas pessoas consideram as dores nas costas como bobeira ,mas muitas delas podem estar relacionadas com algum defeito na curvatura das vertebras, levando a várias doenças, como Cífose, Lordose, Escoliose e Hérnia de disco vertebral . 

  • Cifose chamada vulgarmente de corcundez é definida como um crescimento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral, sendo causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Muito comum em jovens por causa da má postura e em mulheres idosas por causa da osteoporose, cujas vértebras em consequência de uma rarefação ósseas, ficam fracas ou em forma de cunha.Também é muito aparente em meninos altos, que tendem a se curvarem pra não se destacarem entre os meninos de sua idade.O tratamento para cifose postural apresenta bons resultados quando ainda não temos deformidade estruturais nos corpos vertebrais e o mesmo deve ser realizado ainda na fase de crescimento da criança, sendo feito através de exercícios fisioterápicos.
  • Lordose termo utilizado para designar a curvatura lombar e cervicais normais da coluna. Hiperlordose é quando há um aumento dessa curvatura seja cervical ou lombar.Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumente de lordose ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar ,tal como ficar em pé por muito tempo.As falanges, quando altamente inchadas indicam sinal de hiperlordose, além de descontrolado distúrbio gástrico.A principais coisas que podem levar a hiperlordose é a má postura, fraqueza muscular, fadiga, obesidade e gravidez.
  • Escoliose é um desvio na coluna para esquerda ou para a direita, resultando num formado de "S" ou "C". A pessoa pode apresentar escoliose não estrutura que é classificada de duas formas: 
  • Escoliose posturais - muito comum em adolescentes, apresentam suas curvas leves que desaparecem por completo com a flexão da coluna vertebral ou quando a pessoa se coloca em decúbito. 
  • Escoliose secundária e dismétria - a diferente longitude dos membros inferiores levam a uma obliguidade pélvica e secundariamente a uma curva vertebral. A curva desaparece quando o paciente senta-se ou ao compensa a dismetria com a alça do sapato correspondente. Da mesma forma pode corrigir o o comprimento da perna(sem cirurgia) caso encontre quem o saiba fazer.
  • Ou Escoliose estruturada transitoriamente que é classificado como :                                                     
  •  Escoliose ciática - secundária a uma hérnia discal, pela iritação das raízes nervosas. Com  a cura da lesão desaparece a curva.                                                                                    
  • Escoliose histérica - requer tratamento psiquiátrico 
  • Escoliose inflamatória - em casos de apendicite ou bem abscessos perinefrítico.
  • e Escoliose estruturada classificada de : 
  • Escoliose idiopática - hereditária na maioria dos casos. Provavelmente se trata deu uma herança multifatorial.É o grupo mais freguentes de escolioses. Segundo a idade de aparição há três tipos : infantil, Juvenil e adolescente.
  • Escoliose congênita - provavelmente não é hereditária, se não o se não o resultado de uma alteração ocorrida no período embrionário, podendo ser dos tipos : Defeito de forma vertebral, vértebra em cunha, hemivertébra, defeito de segmento vertebral, unilateral, bilateral, funções costais congênita e complexa . 

  • Hérnia de discal é a herniação do núcleo pulposo através do anel fibroso, constituindo-se como uma das principais causas de lombar. Quando há  uma uma herniação medial, envolve a medula espinhal diretamente, pode haver pouca ou nenhuma dor, ou dor na distribuição radicular bilateral. Sendo que, em muitas vezes, as dores são sentidas em local distantes da herniação do disco. A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como consequência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia surge quando o núcleo do disco invertebral migra de seu local, no centro de compressão das raízes nervosas. A dor e localizada em geral entre L4 e L5 e entre L5 e S1 comprimido as raízes L5 e S1, respectivamente, mesmo sendo incomum há herniação L3 e L4.Suas principais causas são traumas, infecções, malformações congênitas,doenças inflamatórias e metabólicas, neoplasias, distúrbios circulatórios, fatores tóxicos, fatores tóxicos, fatores mecânicos e psicossomáticos.O tratamento é feito com o objetio de restabelecer o equilíbrio da coluna comprometido com o rompimento da estrutura discal. Há dois tipos de tratamento, radioterapêutico e cirúrgico.

    "Esse problema merece a maior atenção, pois não se trata apenas de uma dor nas costas , se trata de algo que pode te trazer vários problemas futuros, se não tratados em quanto a tempo. Por isso não espere para se cuidar." ;D