" Simbiose inter-relação mútua entre duas espécies onde ambas se beneficiam "

sábado, 12 de março de 2011

Rubéola

Doença Infecciosa causada por um vírus denominado Togavírus do gênero Rubivírus. Acomete adultos e criança.A transmissão feita através da inalação de gotículas de secreção nasal, da pessoa contaminada. Geralmente apresenta manifestações discretas ou ausente .  Quando apresenta discretas manifestações são elas : aparecimento de manchas na face , as quais se espalham para troncos e braços, que geralmente desaparecem após 3 dias , pode apresentar também febre, gânglios linfáticos inchados, dor nas articulações, dor de cabeça, conjuntivite. Quando em gestantes( conhecida como rubéola congênita) pode ocasionar mal-formações feto, morte fetal, abortos e parto prematura, principalmente ser for adquirida no primeiro trimestre.Durante o período de incubação( 2 a 3 semanas), a pessoa não apresenta sintomas mas pode transmitir a doença.
Após o contagio levasse 18 dias pra o primeiro sintoma, parecido com uma gripe normal,apresentando febre, dores musculares e articulares, prostação, dor de cabeça, corrimento nasal , até o aparecimento de inguas e posteriormente "rash" , que duram 3 dias e depois desaparecem. Os dois últimos com inicio na face e no pescoço e disseminação pelo tronco até a periferia.
O diagnóstico só é confiável em vigilância de epidemia , já que os sintomas são comuns para outras doenças.
Não há tratamento específico antivirais, pois poucos pacientes demandam tratamento sintomático e em geral controlam com analgésicos as dores e febre. 
Para diminuir a circulação do vírus a vacinação é muito importante, a qual é recomendada de rotina aos 15 meses de idade e para todos que não tiveram contato ainda com a doença. Gestantes não  é recomendado que  a tome  e as pessoas que forem vacinadas devem evitar gravidez até o mês seguinte a vacinação.

VACINE_SE
"Rubéola, doença que pra muitos parece tão simples , pode mudar a vida de um feto, podendo deixa-los surdos, com retardo mental e até levar a morte desse pequeno ser . Por isso vacine-se para que nem você e nem seu bebê venha passar por isso , pois por mais simples que pareça é uma das causas que pode levar a  morte .  "