" Simbiose inter-relação mútua entre duas espécies onde ambas se beneficiam "

terça-feira, 15 de março de 2011

Resfriado


Resfriado, quem nunca ficou? Nesse  post lhe explicarei o que é, as causas, os métodos de transmissão, os sintomas e os cuidados e orientações  que Enfermeiro, deve  prestar, ao paciente resfriado.

Resfriado Simples é uma inflamação aguda, infecciosa das mucosas da cavidade nasal do trato respiratório superior. São altamente contagiosos, pois dissemina o vírus por cerca de 2 dias antes do aparecimento dos sintomas.
Sua transmissão ocorro por dois métodos : 
-  Método Aerossol, que é transmitida por gotas nasais expelidas pela pessoa  contaminada que são inaladas por outras pessoas.
-  Método de contato direto,você  inala o vírus pelo nariz. Logo depois, você toca o nariz ou espirra na sua mão, o que contamina seus dedos com os vírus. Depois você abre uma porta depositando os vírus na maçaneta. Qualquer pessoa que segura a maçaneta pode pegar os germes. Elas podem tocar os olhos ou nariz e logo estarão resfriadas também. 
Sinais e Sintomas 
- Obstrução e secreção nasal, odinofagia( dor na deglutição de alimentos), espirros, indisposição, febre, calafrios, cefaleia, mialgias(dores musculares) e tosse.
Cuidados de Enfermagem
    -  Enfermeiro deve explicar ao paciente da necessidade de ingestão de água, que ele sempre deve tampar o nariz e a boca, ao espirra e tossir para que não transmita a outras pessoas, dizer a  ele para  evitar aglomerações e que fique em repouso. Além disso o Enfermeiro deve observar e registrar as características da tosse.


" Para que não ocorra a transmissão, lembre-se sempre de tampar o nariz e a boca, ao espirra e tossir e lavar as mãos sempre que os fizer."